terça-feira, 26 de outubro de 2010

FUNÇÕES INORGÂNICAS

Como vimos, propriedades funcionais são propriedades comuns a determinados grupos de matérias, identificadas pela função que desempenham, denominadas de funções químicas.
As funções químicas são um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes, que podem ser divididas em orgânicas e inorgânicas.

Funções orgânicas à são aquelas constituídas pelo elemento carbono, estudada pela química orgânica. A química orgânica estuda os compostos que contém carbono e a propriedade típica do carbono é a formação de cadeias. É chamada de orgânica porque inicialmente os cientistas pensavam que eles só podiam ser encontrados nos seres vivos ou fósseis. Hoje um grande número de compostos de carbono pode ser produzido em laboratório para utilização na indústria. Certos medicamentos, plásticos e pesticidas, por exemplo, são substâncias orgânicas sintéticas.
Existem algumas substâncias que possuem átomo de carbono, mas que fogem a este critério de classificação, por possuírem propriedades de compostos inorgânicos, dentre as quais destacam-se: CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono), KCN (cianeto de potássio), CaCO3 (carbonato de cálcio), Na2CO3 (carbonato de sódio), H2CO3 (ácido carbônico), entre outros.
Funções inorgânicas à são aquelas constituídas por todos os demais elementos químicos que constituem os ácidos, bases, sais e óxidos, estudados pela química inorgânica. A química mineral ou inorgânica abrange o estudo dos metalóides e dos metais e das combinações químicas, tem composição qualitativa, que varia muito de um para outro elemento.
As principais funções químicas inorgânicas – ácidos, bases, sais e óxidos – são encontradas em nosso cotidiano e também em nosso organismo. Por exemplo: o ácido clorídrico é um dos constituintes do suco gástrico, encontrado no estômago; a soda cáustica é constituinte de produto de uso doméstico para desentupir pias e utilizado para fabricar o sabão; o sal de cozinha é constituído pelo cloreto de sódio e a cal viva, utilizado na construção civil e também na culinária, é constituída pelo óxido de cálcio.
Para definir estas substâncias existem vários critérios de classificação. Nós utilizaremos os critérios da condutividade elétrica segundo Arrhenius e o teste com indicadores ácido-base para caracterizar semelhança nas propriedades químicas dessas substâncias. 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quimica ambiental

A Química do Ambiente estuda os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem, e que comprometem não só a saúde humana, mas de todo planeta.
A Química Ambiental se tornou uma ciência interdisciplinar por envolver outras matérias como: Biologia, Ecologia, Geologia, Toxicologia e Engenharia Sanitária.
As atividades humanas inadequadas, sejam em indústrias ou nos próprios lares, têm gerado efluentes e resíduos: sólidos, líquidos e gasosos, que acabam tendo seu destino final na atmosfera, nos solos e nas águas.
A criação de sites relacionados ao Meio Ambiente aumenta cada vez mais, mas tem tratado de assuntos diversos como a poluição atmosférica, reciclagem de lixo, saneamento básico, animais em extinção, etc.,de modo pouco abrangente e sem um conceito básico. Há poucos sites de assuntos mais específicos como processos químicos de despoluição, experimentos laboratoriais na área de Química Ambiental e até mesmo definições e conteúdos básicos da disciplina.
       Ele pode ser usado por professores e alunos a fim de enriquecer o material didático e obter informações menos acessíveis em livros, como temas atualizados sobre a situação ecológica da cidade e do mundo. Este site contém também experimentos para serem feitos em sala de aula, exercícios para aprendizagem e fixação, além de conteúdos sobre vários assuntos relacionados com Química e Meio Ambiente.
É importante este estudo para entender os aspectos químicos dos problemas que nós seres humanos criamos no meio onde vivemos. Esse mesmo ambiente há alguns anos antes de começar os processos de poluição, era um ambiente natural, ou seja, sem poluentes.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Blogs uma maneira de aprendizagem

Trafegar pelo mundo virtual e, hoje, uma realidade que inicia cada vez mais cedo e com maior freqüência  nos ambientes escolares. Investe-se cada vês mais em oportunidades para o acesso do educador a Internet. Os recursos e ferramentas disponíveis para o melhorar o aproveitamentos das tecnologia digitais na sala de aula são cada vez maiores.
E importante que o alunos use os recursos digitais para aprender os conteúdos e que, com isso, aos poucos vá adquirindo habilidade e competências necessária ao mundo do trabalho.
Linguagem de programação. O conhecimento básico de HTML ajuda no seu desenvolvimento, mas não é condição necessária para a criação e atualização constante de um blog. Os blogs são mais dinâmicos que os sites, oferecendo grande facilidade para atualizações.
Os blogs são ferramentas que oferecem um ótimo nível de interação com o aluno, pois disponibilizam espaço para que os leitores interajam com o autor por meio de mensagens instantâneas.
O blog torna-se um espaço educacional privilegiado, que desta forma, são ampliadas as possibilidades de um diálogo mais autêntico e profundo com outras formas de saber, outros pontos de vista, favorecendo interdisciplinaridade ajudando a construir redes sociais e redes de saberes, em sala de aula.
È uma ótima estratégia para desenvolver a criatividade e dar oportunidade de expressão ao estudante. O uso de blogs no processo de aprendizagem pode abrir novos canais de comunicação entre professores e alunos, tendo em vista as possibilidades de comunicação e interatividade que permitem, e o blog é uma nova modalidade de leitura e de escrita.

A utilização de blogs na educação é capaz de enriquecer uma aula, basta adaptalos aos objetivos pedagógicos, oportunizando que o conhecimento seja construído por meio da interação entre os recursos digitais e as capacidades individuais, criando uma ambiente favorável para a aprendizagem isso na visão de Paw Internet and American life Project.
Já na visão Lévy  “A World Wide Web, estas comunidades são construídas sobre afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais. A questão geográfica não é mais decisiva para a formação da comunidade, pois ela pode surgir a partir da ligação de sujeitos residentes em localidades distantes, mas com interesses comuns e gostos compartilhados.
Estas ferramentas permitem que à interação em rede entre grupos de pessoas aconteça de várias formas, formando uma associação virtual, com base na cooperação, colaboração e objetivos comuns, caracterizando, assim, uma comunidade virtual.
E segundo Piaget Em primeiro lugar, a interação entre o sujeito e os objeto e, em segundo lugar, a interação entre o sujeito e os outros sujeitos. É deste modo que a relação entre o sujeito e o objeto material modifica o sujeito e o objeto ao mesmo tempo pela assimilação deste aquele, e pela acomodação do sujeito ao objeto. Desta forma, para Piaget todo conhecimento é uma construção resultante das ações do sujeito sobre os objetos.
Comunidade virtual trazida por Lemos para alcançar um bom rendimento escolar deve-se desenvolver habilidades e competências exigidas na sociedade contemporânea, tais como a cooperação, colaboração e autonomia, de alunos e professores.
Analisando  metodologia utilizada oferece aos alunos uma nova forma de comunicação, onde é possível ler, escrever, estudar, expressar opiniões, refletir sobre o que está sendo estudado e trocar idéias, tornando a aprendizagem significativa.
E os adolescentes consideram muito interessantes o uso de blogs na aprendizagem de Física e Química, porque desta forma aprendem a utilizar o computador e a internet, ao mesmo tempo que se apropriam dos conhecimentos científicos, e assim os blogs, se usados de maneira correta, favorecem a construção do conhecimento, a partir do trabalho em grupo, pois são ferramentas que permitem a interação entre os sujeitos, Ou seja professor e aluno

software educativo para a educação ambiental: A fazenda


Intrução
Modelagem de uma aplicação educacional, voltada a Educação Ambiental. A fazenda em especial de jogos educativos computadorizados no ambiente escolar não tem obtido o sucesso esperado na comunidade acadêmica, sendo que um dos principais problemas encontrados é o baixo grau de imersão, ou seja, o aluno não se sente atraído pelo ambiente escolar. O objetivo do módulo proposto é utilizar a simulação de ambientes como uma ferramenta de auxílio ao professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem, mostrando o funcionamento e gerenciamento de uma fazenda. O software tem caráter multidisciplinar tipo Simulador que possa integrar a Educação Ambiental e promover os alunos da rede de ensino de nível fundamental.
A educação ambiental e um meio adequado para a formação de um novo cidadão, consciente de suas responsabilidades quanto aos cuidados ambientais. qualitativas.Além disso, dados do Programa da ONU para o  meio ambiente registrados no mundo estão relacionadas à degradação ambiental. Esse campo educativo tem se desenvolvido, e isso tem possibilitado a realização de experiências concretas de educação ambiental de forma criativa e inovadora por diversos segmentos da população e em diversos níveis de formação.
Entre tonto A educação ambiental é uma área interdisciplinar na qual participam história a  educação ambiental é uma área interdisciplinar na qual participam história, geografia, biologia, física, química, ciências sociais, entre outras.
Softwares a fazenda tem características de cria um ambiente gratificante para o desenvolvimento integral da criança, com a faixa etária do público a qual se destinam. Propiciando o desenvolvimento do raciocínio lógico de uma forma lúdica, sendo um excelente vínculo de difusão e treinamento de habilidades como coordenação motora, memorização, motivação, entusiasmo.
De maneira que  jogos podem ser trabalhados de forma individual ou coletiva, sempre com a presença do educador para estimular todo o processo, observar e avaliar o nível de desenvolvimento dos educandos e diagnosticar as dificuldades individuais, para poder produzir estímulos adequados a cada um. Assim, a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a educação e responsabilização dos indivíduos tornam-se um objetivo essencial para promover o desenvolvimento sustentável. O ambiente virtual criado para a aprendizagem deverá contemplar esses objetivos, servindo de ferramenta de transformação e porque não dizer, que poderemos fazer com que haja um encontro entre uma real necessidade de educação ambiental.
O jogo a fazenda e um simulador educacional que vem como uma solução a ser utilizado no ambiente escolar, como uma ferramenta de apoio ao professor e ao aluno. Como o processo escolar é influenciado diretamente pelo meio social e pelo avanço técnico-científico, que permitam superar esses novos desafios da metodologia.
Aspectos  do  Software
Assim, o jogo educativo deve seguir também o caminho do sucesso dos chamados jogos comerciais pelo fato que estes permitem uma maior imersão, uma exploração do espaço e permite que o aprendiz interprete um personagem e explore um mundo virtual. A interação com os colegas também influencia positivamente o processo de aprendizagem do aluno e tal interação pode ser potencializada pelo uso em conjunto de softwares educativos. Hoje a escola tem um papel fundamental na socialização. Nela se dá o encontro entre a tradição de uma cultura e a realidade do cotidiano das crianças e adolescentes. Assim, o professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais as crianças aprendem por imersão em um ambiente cultural. dá o encontro entre a tradição de uma cultura e a realidade do cotidiano das crianças e adolescentes. Assim, o professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais as crianças aprendem por imersão em um ambiente cultural.
Apresentação do Software
O software foi desenvolvido com o apoio do Flash 8.0. Tem interface agradável e leve, sendo possível até mesmo seu uso na Internet. Pois traz como personagem central o fazendeiro, comandado pelo usuário o qual tem como tarefa desenvolver sua Fazenda, comprando insumos na cidade, retornando a fazenda, plantando de acordo com as estações do ano, servindo ração às galinhas de seu galinheiro e revendendo seu produto na cidade para conseguir mais dinheiro e em conseqüência, aumentando seu lucro e mantendo a fazenda produtiva.
Além disso, utilizamos o Google Sketchup para a modelagem das casas e prédios, ruas, automóveis e também de algumas plantas.
Também foram coletados Gifs animados para serem adicionados ao cenário, como o coelho, pássaro, gato, borboleta e beija-flor.
Buscou-se identificar quais eram suas principais características, como nome científico, origem, composição, propriedades, época de plantio, entre outros.
Jogo ao mesmo tempo simples e empolgante, educativo e agradável, entre outros faz com que o aluno passe por um processo de descobertas e desafios