Trafegar pelo mundo virtual e, hoje, uma realidade que inicia cada vez mais cedo e com maior freqüência nos ambientes escolares. Investe-se cada vês mais em oportunidades para o acesso do educador a Internet. Os recursos e ferramentas disponíveis para o melhorar o aproveitamentos das tecnologia digitais na sala de aula são cada vez maiores.
E importante que o alunos use os recursos digitais para aprender os conteúdos e que, com isso, aos poucos vá adquirindo habilidade e competências necessária ao mundo do trabalho.
Linguagem de programação. O conhecimento básico de HTML ajuda no seu desenvolvimento, mas não é condição necessária para a criação e atualização constante de um blog. Os blogs são mais dinâmicos que os sites, oferecendo grande facilidade para atualizações.
Os blogs são ferramentas que oferecem um ótimo nível de interação com o aluno, pois disponibilizam espaço para que os leitores interajam com o autor por meio de mensagens instantâneas.
O blog torna-se um espaço educacional privilegiado, que desta forma, são ampliadas as possibilidades de um diálogo mais autêntico e profundo com outras formas de saber, outros pontos de vista, favorecendo interdisciplinaridade ajudando a construir redes sociais e redes de saberes, em sala de aula.
È uma ótima estratégia para desenvolver a criatividade e dar oportunidade de expressão ao estudante. O uso de blogs no processo de aprendizagem pode abrir novos canais de comunicação entre professores e alunos, tendo em vista as possibilidades de comunicação e interatividade que permitem, e o blog é uma nova modalidade de leitura e de escrita.
A utilização de blogs na educação é capaz de enriquecer uma aula, basta adaptalos aos objetivos pedagógicos, oportunizando que o conhecimento seja construído por meio da interação entre os recursos digitais e as capacidades individuais, criando uma ambiente favorável para a aprendizagem isso na visão de Paw Internet and American life Project.
Já na visão Lévy “A World Wide Web, estas comunidades são construídas sobre afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais. A questão geográfica não é mais decisiva para a formação da comunidade, pois ela pode surgir a partir da ligação de sujeitos residentes em localidades distantes, mas com interesses comuns e gostos compartilhados.
Estas ferramentas permitem que à interação em rede entre grupos de pessoas aconteça de várias formas, formando uma associação virtual, com base na cooperação, colaboração e objetivos comuns, caracterizando, assim, uma comunidade virtual.
E segundo Piaget Em primeiro lugar, a interação entre o sujeito e os objeto e, em segundo lugar, a interação entre o sujeito e os outros sujeitos. É deste modo que a relação entre o sujeito e o objeto material modifica o sujeito e o objeto ao mesmo tempo pela assimilação deste aquele, e pela acomodação do sujeito ao objeto. Desta forma, para Piaget todo conhecimento é uma construção resultante das ações do sujeito sobre os objetos.
Comunidade virtual trazida por Lemos para alcançar um bom rendimento escolar deve-se desenvolver habilidades e competências exigidas na sociedade contemporânea, tais como a cooperação, colaboração e autonomia, de alunos e professores.
Analisando metodologia utilizada oferece aos alunos uma nova forma de comunicação, onde é possível ler, escrever, estudar, expressar opiniões, refletir sobre o que está sendo estudado e trocar idéias, tornando a aprendizagem significativa.
E os adolescentes consideram muito interessantes o uso de blogs na aprendizagem de Física e Química, porque desta forma aprendem a utilizar o computador e a internet, ao mesmo tempo que se apropriam dos conhecimentos científicos, e assim os blogs, se usados de maneira correta, favorecem a construção do conhecimento, a partir do trabalho em grupo, pois são ferramentas que permitem a interação entre os sujeitos, Ou seja professor e aluno


Nenhum comentário:
Postar um comentário